Índice
ToggleVeja como montar seu comércio de forma ágil e efetiva
Abrir um comércio é um grande objetivo de muitos empreendedores. Quer ser seu próprio patrão, vender muito e prosperar? Veja aqui como montar o seu comércio
O empreendedorismo é um dos objetivos de muitas pessoas. No entanto, muitos empreendedores de todo o país frequentemente têm dúvidas sobre como iniciar uma empresa comercial.
Não há apenas considerações sobre o processo de legalização, mas também sobre as operações necessárias para montar uma empresa de forma efetiva.
O empreendedorismo requer um grande esforço, estudo e compromisso. Trouxemos aqui um guia completo para que você possa montar seu comércio.
Veja mais matérias sobre assuntos importantes para a área do comércio.
- Fluxo de caixa: entenda como montar em seu comércio
- O que é gestão financeira na prática?
- Redução de impostos: minha empresa está pagando impostos a mais?
1. Monte seu plano de negócio
Saber como construir um plano de negócios é o primeiro passo significativo para qualquer empresário. Este processo ajuda a reduzir toda a insegurança relacionada ao início de um negócio. Além disso, é uma excelente maneira de evitar erros à medida que se avança no caminho do sucesso.
Para fazer corretamente esse planejamento, é necessário especificar:
- Sumário executivo: você incluirá descrição dos fundadores, dados da empresa, declaração de missão, classificação do setor, status legal, capital, fontes de financiamento e estrutura fiscal.
- Análise do mercado: você precisará colocar em prática pesquisa do consumidor, concorrente e fornecedor.
- Planejamento de marketing: inclua em sua estratégia de marketing valores dos produtos, produtos que sua empresa oferece, estratégias de publicidade e promoção dos produtos, estruturas de vendas, localizações e planos operacionais.
- Plano financeiro: o plano financeiro deve conter informações sobre os custos de mão de obra, matérias-primas, materiais diretos, marketing, investimento total da empresa, capital de giro, faturamento, rentabilidade e ponto de equilíbrio.
- Plano operacional: as operações de sua empresa podem ser descritas em termos simples. Para ser específico, você deve incluir aspectos como a estrutura física da empresa, sua capacidade de produção, o número de pessoal de recursos humanos necessários, os procedimentos e níveis operacionais.
2. Escolha e registre o nome da sua empresa
Escolher o nome certo da empresa é fundamental para estabelecer um negócio de sucesso. Ela deve ser excelente. Leve seu tempo e considere todas as possibilidades antes de escolher o nome de sua empresa.
Antes de finalizar sua decisão, você deve certificar-se de que a marca está disponível. Faça a verificação da disponibilidade do nome na Junta Comercial.
Após selecionar o nome de sua empresa, você também deve registrar o nome de domínio de seu website.
3. Invista em marketing desde o primeiro momento
Chegou a hora de reconsiderar essa noção; o marketing não é apenas para produtos publicitários, depois que a loja já está funcionando. Ele também é responsável por atrair novos clientes para seu negócio.
O marketing não apenas atrai esses clientes potenciais para sua loja, mas também os ajuda a descobrir a existência da sua empresa e seus produtos.
Depois disso, você deve tentar levá-los através do que é conhecido como um pipeline ou funil de vendas. Para que um consumidor passe do primeiro interesse da loja para a fidelidade da loja.
4. Tome cuidado com a burocracia
Uma vez que você tenha transformado sua ideia em realidade, você deve lidar com o aspecto burocrático e garantir que isso aconteça. Você deve se familiarizar com a burocracia necessária para seu negócio específico, a fim de evitar problemas com a empresa.
Na verdade, a burocracia é utilizada para tornar os procedimentos mais organizados e padronizados. Por exemplo, estabelecer uma empresa requer lidar com vários procedimentos burocráticos em várias instituições governamentais.
5. Formalize a sua empresa
A fim de abrir um negócio estruturado de forma a garantir a sustentabilidade e a geração de lucro a longo prazo, o objetivo é iniciar um novo negócio legalizado.
É importante para o sucesso da empresa que ela seja formalizada. Para formalizar sua empresa é necessário:
- Contrato Social: é importante estabelecer o contrato social da empresa. Este contrato deve incluir uma descrição da contribuição de capital de cada sócio, uma avaliação do tratamento fiscal mais adequado para a empresa e uma listagem das atividades da empresa.
- Junta Comercial: a próxima fase é o registro da empresa na Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas. Esta fase faz com que a empresa exista oficialmente, já que é nesta fase que ela se torna legalmente válida. Nesta fase devem ser apresentados os artigos de constituição e alguns formulários da Junta Comercial e da Receita Federal. Assim como no contrato, o Registro deve ser assinado pelos sócios e ter suas assinaturas autenticadas. Além disso, os documentos pessoais e a sede dos sócios devem ser apresentados para garantir sua autenticidade e para obter o NIRE – Número de Identificação de Registro da Empresa.
- CNPJ: para obter o CNPJ, a empresa deve ter o NIRE. Para isso, a empresa deve ser registrada como contribuinte na Receita Federal. Isto pode ser feito on-line ou pessoalmente.
- Inscrição Estadual e Municipal: as corporações devem se registrar no Estado para vender produtos. Além disso, devem se registrar junto ao Estado, para a cobrança do ICMS, um imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços.
- Alvarás e licenças: é necessária uma licença comercial para uma empresa operar em um determinado local, e o município determina se a empresa pode operar com base na permissão de sua atividade naquele local. O zoneamento é um exemplo comum de uma situação na qual uma empresa pode ser obrigada a obter uma licença comercial. Entre outras coisas, antes que uma atividade possa ser autorizada, ela deve cumprir com certos requisitos ambientais, de segurança e de ruído. Em certos casos, para que a prefeitura libere o alvará, é necessário solicitar licenças específicas.
6. Tenha apoio contábil
Apesar do fato de iniciar um negócio não ser simples, pode ser mais fácil se você seguir nossos conselhos.
Examinar o mercado, descobrir o melhor público e proceder de forma regular para evitar multas ou pagamentos em dobro ao governo são demandas importantes.
Seja paciente, persistente e tome precauções para manter seu planejamento organizado a fim de obter lucros e vendas. Se você ainda estiver incerto sobre as ramificações legais e administrativas, uma empresa contábil é capaz de auxiliá-lo.
Além disso, o apoio contábil é obrigatório e fundamental para manter uma empresa em bom funcionamento.
Conte com o apoio da Espíndola Contadores
Estamos aqui para ajudá-lo com todas as ações relacionadas à abertura e legalização da sua empresa.
Além de realizar a Abertura de Empresa, cuidaremos de todas as suas obrigações fiscais, relacionadas a impostos e ao cumprimentos de todas as suas obrigações empresariais.
Estamos ansiosos para trabalhar com você, entre em contato conosco.
CLIQUE AQUI E MONTE COM EFETIVIDADE SEU COMÉRCIO!