Fluxo de caixa: entenda como montar em seu comércio

Compartilhe nas redes!

Saiba como montar o fluxo de caixa em sua empresa

Com estas informações, montar o fluxo de caixa da sua empresa será muito mais fácil! Leia o material que preparamos e fique por dentro!

Ter o controle adequado das finanças deve ser uma preocupação de toda a empresa que pretende utilizar os seus recursos de maneira eficiente.

Contudo, essa não costuma ser uma tarefa fácil, principalmente quando consideramos todas as demandas com as quais gestores precisam lidar.

Sabendo disso, preparamos este artigo para ajudar você a entender melhor como ter um controle eficiente do seu fluxo de caixa.

Nele, vamos entender o que, de fato, é o fluxo de caixa, por que a sua empresa precisa controlá-lo, dificuldades que gestores têm quando se trata desse assunto e como montar o controle do fluxo de caixa alinhado à necessidade do seu negócio.

O que é o fluxo de caixa?

A gente pode entender como fluxo de caixa toda a movimentação em dinheiro realizada por sua empresa.

Sendo assim, ele precisa considerar tanto os valores que, de fato, transitam no seu caixa quanto aqueles movimentados pela sua conta bancária.

Abaixos, relacionamos alguns artigos que vão contribuir com a gestão da sua empresa:

Por que sua empresa precisa dele?

Você, que é gestor, bem sabe a importância de ter um acompanhamento apurado de todas as suas finanças.

É por meio desse comportamento que você consegue identificar gastos desnecessários, oportunidades de investimentos, dentre outras questões que podem prejudicar ou mesmo beneficiar o seu estabelecimento.

O fluxo de caixa vem para ajudar você nesse e em muitos outros aspectos.

Por exemplo, ao fazer um acompanhamento rigoroso do que entra e sai em seu negócio, fica muito mais fácil conhecer gastos que podem ser enxugados ou dinheiros que estão sendo usados de forma indevida.

O controle do fluxo de caixa permite que você saiba quais os limites que devem ser respeitados no seu estabelecimento visando evitar que tenha problemas ligados aos pagamentos de fornecedores.

Quais principais dificuldades ligadas ao controle do fluxo de caixa e como montá-lo?

É necessário lembrar que realizar o controle do fluxo de caixa requer alguns cuidados, os quais podem trazer obstáculos, fazendo com que a tarefa de controlá-lo não seja tão simples.

Por exemplo, para que ele seja realizado de maneira eficaz, é importante ter rotinas as quais permitam que todas as entradas e saídas sejam registradas da maneira devida.

Você também precisa contar com uma equipe devidamente treinada para registrar todas as ocorrências da forma correta.

Além disso, é imprescindível contar com uma ferramenta, que pode ser um software ou planilha, que permita tanto realizar o acompanhamento quanto facilitar a análise das informações geradas.

Como montar um controle do fluxo de caixa adequado?

Nesse sentido, para montar um controle do fluxo de caixa da forma correta em sua empresa, inicialmente é necessário que você conheça quais são as necessidades do seu negócio.

Isso vai ajudar você a criar rotinas adequadas, escolher ferramentas que estejam alinhadas àquilo de que você precisa e também para entender melhor quais os tipos de informações que serão necessárias para acompanhar o seu desempenho.

Por exemplo, considere o fluxo de informações com qual a sua empresa precisa lidar.

Isso vai ajudar você a escolher entre uma planilha e um sistema de automação comercial.

Esse passo é muito importante, tendo em vista que, caso você escolha uma ferramenta que tenha mais funcionalidades do que você realmente vai precisar, poderá ter que pagar o valor desnecessário ou mesmo se verá obrigada com excesso de informações.

Então, em uma situação na qual escolha uma ferramenta mais simples, sua gestão poderá não ter acesso ao suporte adequado tanto no registro quanto no complemento dos números gerados pelo simples controle do fluxo de caixa.

Tomada essa decisão, você deverá seguir para o próximo passo, que é analisar as suas rotinas e verificar o que deve ser modificado para que você consiga ter um controle total sobre tudo o que entra e que sai no caixa da sua empresa.

Por exemplo, é necessário que as suas contas bancárias sejam conciliadas periodicamente.

Isso ajudará você a entender se as taxas cobradas estão de acordo com o que foi pactuado junto à instituição financeira, também a entender se algum pagamento não foi compensado ou mesmo foi realizado em duplicidade, bem como ter um acompanhamento mais apurado dos recebimentos de clientes.

Outro ponto importante que deve ser considerado consiste na análise das informações geradas.

Estabeleça um período para fazer o estudo desses dados e também defina quais são os relatórios que você irá analisar.

Agir assim contribui para que você possa focar suas ações em um determinado aspecto das suas finanças e evita que você tenha que lidar com excesso de informações — que, por vezes, pode atrapalhar e dispensar a sua análise confiável.

Lembre-se que cada decisão que envolve as suas finanças deve estar pautada na realidade da sua empresa; dessa forma, é fundamental que você utilize as informações geradas pelo seu controle do fluxo de caixa antes de, por exemplo, fechar uma determinada compra.

Isso evita que você faça compromissos que não tenha condições de honrar.

Por que é importante contar com a ajuda de quem entende?

Realizar o controle do fluxo de caixa que, de fato, funciona em uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil.

Demanda, principalmente, conhecimento apurado do comportamento do negócio e como decisões poderão impactar o futuro, principalmente em relação às rotinas.

Garante que você tenha mais agilidade e contribui para que você faça as melhores escolhas, além de facilitar a interpretação dos números gerados pelo seu estabelecimento.

No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar você a facilitar todo esse processo

Espíndola: a gente se preocupa com o progresso da sua empresa!

Como a gente pôde ver em nossa conversa, o controle do fluxo de caixa é uma ferramenta eficiente para que você possa tomar decisões alinhadas àquilo de que sua empresa precisa para crescer com sustentabilidade.

Seguir as dicas que trouxemos em nossa conversa vai ajudar você a lidar com esse assunto com mais eficiência.

Ainda, é importante lembrar que nós, da Espíndola, somos uma contabilidade preparada para ajudar você a lidar com esse tema com mais tranquilidade.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com a gente!

Preciso de ajuda para acompanhar de perto minhas finanças!

Classifique nosso post
Summary
Article Name
Fluxo de caixa: entenda como montar em seu comércio
Description
Saiba como montar o fluxo de caixa em sua empresa. Leia o artigo que preparamos e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Espíndola Contadores

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Aprenda como migrar de MEI para ME de maneira simples…
Cresta Posts Box by CP

Ficou com alguma dúvida?

Então preencha o formulário. Em breve, um dos nossos especialistas entrará em contato com você!
Espíndola Contadores – Img 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Espíndola Contadores