Confira o guia completo com todas as informações sobre a escrituração contábil para comerciantes
Entenda todos os detalhes relacionados a essa obrigatoriedade e evite maiores problemas
Ao examinar os dados financeiros fornecidos pelos registros e documentos contábeis, você pode determinar se sua empresa está se expandindo e prosperando, certo?
Manter os registros contábeis de sua empresa atualizados é crucial.
Se não sabe por que, está com sorte!
Você descobrirá todos os fundamentos da contabilidade neste artigo, onde abordaremos exclusivamente sobre a escrituração contábil, incluindo como configurá-la, seus princípios fundamentais e como conduzi-la.
Portanto, continue conosco e tenha uma excelente leitura!
O que é e qual a importância de fazer a escrituração contábil?
O acompanhamento das atividades financeiras e contábeis de uma empresa é conhecido como escrituração contábil.
Todas as atividades de uma empresa devem ser documentadas e arquivadas, seja manualmente em um livro razão ou digitalmente via software, a partir do momento em que ela nasce.
Como a contabilidade registra todas as atividades de uma empresa, este documento pode ser utilizado por todos os tipos de negócios de todos os tamanhos.
Ter a contabilidade de todas as atividades e lucros em mãos permite criar planos de ação estratégicos para aumentar os lucros da empresa e tomar decisões bem informadas.
Além de sua obrigação legal, a escrituração contábil é vista como uma ferramenta de gestão para o registro de dados financeiros.
Portanto, é fundamental reconhecer que os registros contábeis, especialmente os dados financeiros, são ferramentas de gestão críticas.
Como consequência, se uma empresa está no negócio há muitos anos mas não utilizou os registros contábeis através da escrituração contábil, seus anos anteriores podem ser considerados inúteis para tomar decisões e expandir a equipe.
Além disso, uma crise ou desequilíbrio financeiro pode ser prevenido mantendo o documento atualizado e preciso. Consequentemente, ele deve ser devidamente preenchido.
Quem está obrigado a fazer a escrituração contábil?
Com exceção do Microempreendedor Individual, todas as empresas devem fazer a escrituração contábil.
Segundo um compilado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Resolução 10/2007 do Comitê Gestor Simples Nacional assegura que o Livro Diário e Razão são obrigatórios para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Além disso, a Legislação Federal, por meio da Lei 10.406/2002 do Código Civil, diz que todas as empresas devem seguir um determinado sistema de contabilidade para que seja possível realizar o levantamento do balanço patrimonial anualmente.
Além disso, a Resolução CFC n° 1330/11 exige que os contadores empregados nas empresas mantenham registros precisos.
Consequentemente, se você não for um MEI, você deve manter registros contábeis adequados, com os quais profissionais de contabilidade ou contadores possam auxiliá-lo.
Você verá, mais tarde, que, apesar das etapas extensas e meticulosas, a contabilidade pode ser uma ferramenta importante para sua empresa e não deve ser vista como uma mera exigência legal.
Leia mais sobre a importância da contabilidade no artigo a seguir:
Como fazer a escrituração contábil de seu comércio?
A escrituração contábil contém elementos cruciais que devem ser cumpridos exatamente, para fins de regulamentação e legitimidade.
É vital salientar que um contador com experiência na área deve ser responsável pelo desenvolvimento do documento.
Outra questão a ser lembrada diz respeito à composição dessa obrigatoriedade. Em meio aos principais aspectos a serem informados, estão formalidades externas e internas, os livros diário e razão, bem como livros auxiliares.
Entenda melhor sobre cada um deles abaixo:
Formalidades externas e internas
As formalidades de escrituração externa incluem o conteúdo externo dos documentos.
Você verá que a suficiência das formalidades e sua condição são tão críticas quanto o conteúdo dos próprios registros, pois eles devem ser considerados complementares.
As formalidades internas, por outro lado, determinam como o documento deve ser escrito e organizado, ou seja, em ordem cronológica de acordo com o idioma e a moeda nacional.
Livros Diário e Razão
O Livro Diário, que é um registro diário de todos os movimentos da empresa, registra as transações financeiras em ordem cronológica e tem numeração lógica de folhas, pode ser usado para registrar digitalmente as entradas.
Além disso, pode ser utilizado utilizando sistemas específicos, que devem ser mantidos em backup contínuo.
Também é possível fazer lançamentos resumidos, desde que não excedam um mês e que os livros auxiliares de registro sejam utilizados como complemento.
Ao fazer referência aos livros complementares no Livro Diário, as páginas correspondentes devem ser identificadas e registradas.
Apesar de ser menos exigente para ser concluído, o Livro Razão é tão crucial quanto o Diário.
Ao registrar os saldos das contas no diário em uma base individual, o Razão fornece informações detalhadas sobre as despesas e receitas que foram registradas.
Como o Diário informa constantemente a equipe de administração e gestão de recursos sobre lançamentos futuros e anteriores, ele é um excelente aliado para o controle financeiro.
Assim, o Livro Razão e o Livro Diário trabalham em conjunto para manter o controle dos ativos de uma empresa durante um ano.
Livros Auxiliares
Os Livros Auxiliares, também conhecidos como Livros Fiscais, destinam-se a auxiliar na auditoria dos dados do Livro Diário – o livro principal, pode ser auditado mais eficientemente graças aos Livros Auxiliares, que reduzem sua quantidade e espaço.
Por serem uma extensão, devem seguir os regulamentos de inspeção dos órgãos fiscais legais.
O Livro Diário contém vários livros auxiliares, cada um dos quais tem sua própria função e contribui para a informação geral.
É fundamental garantir que você, o proprietário da empresa, esteja ciente dos principais processos contábeis que estão envolvidos com a estrutura contábil, embora seja recomendável que você trabalhe com um contador qualificado para lidar com a manutenção das etapas.
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